quarta-feira, 9 de agosto de 2017

VOTO DE PESAR PELO DR. LEOPOLDO MOURA



Faleceu, em Fortaleza-CE, o Dr. Leopoldo Farias Moura.
A Academia Cearense de Medicina envia aos seus amigos, colegas e familiares os votos de condolências.

LEOPOLDO FARIAS DE MOURA

Leopoldo Farias de Moura, filho de Elvécio Moura e Francisca Farias Moura, nasceu no dia 24 de junho de 1929, em Nova Russas. Fez o curso primário, em Sobral, e o ginasial e científico nos Colégios Cearense Sagrado Coração e São João, em Fortaleza. Em 1962, graduou-se em Medicina pela UFC. Bacharelou-se, também, em Geografia e História pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará. Em 1971, recebeu diploma de especialista em Oftalmologia, pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e AMB. Coordenou a disciplina de Oftalmologia e a Residência Médica de Oftalmologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da UFC. Chefiou, durante largos anos, o Serviço de Oftalmologia do HUWC.

Acumulou diversos títulos: Membro Titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Instituto Barraquer, de Barcelona, e da Associação Pan-Americana de Oftalmologia; Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Sócio Fundador da Sociedade de Oftalmologia do Ceará, no qual teve papel relevante como Vice-Presidente e secretário, em duas gestões.

Em 1973, foi co-relator do tema oficial do XVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Em 2009, foi Presidente de Honra do XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Retinas e Vítreos. A Sociedade de Oftalmologia do Ceará o agraciou com o Título de Sócio Emérito e o Conselho Regional de Medicina do Ceará, com a medalha de Honra ao Mérito Profissional.

Professor de inúmeras gerações de médicos da UFC, Leopoldo Moura foi homenageado pelos concludentes de onze turmas e paraninfo da 56ª. É lembrado pela competência e simplicidade. Leopoldo Moura deixa sua esposa, Iêda Castelo Moura, dois filhos (o comerciante Eugênio e o médico neuro-oftalmologista Frederico), e  três netos.


* Texto retirado e adaptado do discurso de posse de ana Margarida Arruda Rosemberg, na Academia Cearense de Medicina, em 14/11/2014



Nenhum comentário: